BRINCADEIRA DE ESCONDE-ESCONDE

26

set

A Bíblia relata a primeira brincadeira de esconde-esconde. Após desobedecer a Deus Adão foi se esconder atrás de uma arvore. Deus o procurou pelo jardim e perguntou: “Adão: onde tu estás?” (Gênesis 3.9).


A brincadeira mais comum entre as crianças é brincar de esconde-esconde. Embora seja uma brincadeira para crianças, muitas vezes, mesmos os adultos gostam de brincar de esconde-esconde. O Jornal O Dia publicou uma reportagem sobre um homem nos EUA que brincando de esconde-esconde foi para dentro de uma máquina de lavar e virou noticia quando os bombeiros tiveram que ir a casa para tirá-lo de lá.

Fernando Pessoa olhou para sua própria vida e não se reconheceu no que se tornou; escondera-se por detrás de máscaras e, corajoso, desabafou:

“Vivi, estudei, amei, e até cri,
E hoje, não há mendigo que eu não inveje só por não ser eu…
Fiz de mim o que não soube,
E o que podia fazer de mim não o fiz.
O dominó que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me
Quando quis tirar a máscara,
Estava pegada à cara.”

Eduardo Giannetti, autor do livro com o título Auto-Engano, (Companhia das Letras) comentou sobre esta poesia de Fernando Pessoa afirmando: “A experiência do poeta dramatiza e leva ao extremo uma possibilidade que é comum a todos: será minha esta vida?” Pessoa, de tanto dissimular, de tanto usar máscaras, já não se encontrava. Laconicamente, concluiu que não era quem sempre tentou ser, e agora não possuía mais forças para tentar ser outra pessoa. A máscara está pegada à cara.

Esse tipo de brincadeira não é nova. A Bíblia relata a primeira brincadeira de esconde-esconde. Após desobedecer a Deus Adão foi se esconder atrás de uma arvore. Deus o procurou pelo jardim e perguntou: “Adão: onde tu estás?” (Gênesis 3.9). Veja a inocência, esconder-se atrás das árvores, talvez Deus não o encontra-se lá!

É possível esconder-se e esconder muita coisa, mas não de Deus: “Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás”. ”“, (Salmos 139.7,8). Deus conhece os pensamentos. Ele sabe tudo sobre você. Não há como se ocultar Dele.

Não dá para brincar de esconde-esconde com Deus. Ora, a Bíblia nos diz que Deus sabe todas as coisas (Deus é onisciente), que Ele é onipresente (É um atributo divino segundo o qual, Deus, tem o poder de estar onde ele quiser). Deus sabia onde Adão estava, e até o que ele havia cometido. O que Deus queria era perdoar Adão. Em vez de se esconder ele deveria aparecer e confessar que pecou. Deus então o perdoaria e toda a tragédia não aconteceria.

 É assim que a sua culpa é removida. Não existe outra maneira. Nenhum psicólogo pode remover a sua culpa; eles não têm o poder para perdoar. Não foi contra eles que você pecou. Mas o Criador do universo, sim, tem poder para lhe perdoar. Eu não sei tudo o que você tem feito na vida – mas isso não importa porque o seu perdão não se baseia na quantia de coisas erradas que você cometeu, mas no quanto que Deus é bom! O que importa não é o que você tem feito, mas sim o que Jesus Cristo já fez por você.

Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida. (Romanos 5.16)

 

Pr. Roque Carvalho



Comente: