DES-EMSIMESMAR

07

jan

Vale muito mais conquistar a si mesmo. E esta é uma das grandes guerras a ser travada. Todos os dias você trava uma luta ,entre o que fazer e o que não fazer.


DES-EMSIMESMAR

Cada um de nós vive a síndrome de dominar, conquistar o sucesso, independência, chegar ao topo, ser reconhecido. Passamos aos nossos filhos a ideia de que este mundo é competitivo e se ele não estiver preparado vai sucumbir. Grande parte da vida das crianças de hoje são sobrecarregadas com cursos e mais cursos. É preciso estar preparado.

Os povos antigos viviam em guerra constante, conquistando e reconquistando. A história está marcada pelos países dominadores, que fizeram colônias de diversas ilhas. Espanha, EUA, Inglaterra, França, que até hoje mantém países como suas colônias.

As conquistas são fantásticas, o homem chegou à lua, e quer chegar a marte. Aprendeu a clonar, evoluiu cientificamente, criou maquinas que se movem com simples toque dedo, evoluiu em tecnologia, na arte do saber, ultrapassou limites e ainda há mais por vir.

No entanto, é vitima de si mesmo, das próprias conquistas. Ele se autodestrói, criou lixo atômico e não sabe como se livrar dele, mudou o planeta e o superaqueceu, e cada dia se diante de um grande dilema: Como sobreviver a si mesmo.

Vale muito mais conquistar a si mesmo. E esta é uma das grandes guerras a ser travada. Todos os dias você trava uma luta ,entre o que fazer e o que não fazer. O grande desafio meu e seu é o de aceitarmos que precisamos mudar, e de mudanças que se fazem necessárias. Tiger Wood, o maior jogador de golf dos últimos tempos, ao ser perguntado por um repórter sobre qual era o seu maior desafio, ele disse: ser uma pessoa melhor a cada dia”.

 

O filosofo chinês Sun Tzu, A Arte da Guerra, fez uma afirmação contundente a esse respeito: “Se conheces o inimigo e te conheces a ti mesmo, não precisas de temer o resultado de cem batalhas. Se te conheces a ti mesmo, mas não conheces o inimigo, por cada vitória sofrerás também uma derrota. Se não te conheces a ti mesmo nem conheces o inimigo, perderás todas as batalhas”.

Para haver uma mudança significativa, você precisa conquistar a si mesmo, precisa DES-EMSI-MESMAR. Emsimesmar, é centrar a vida em si mesmo. Este é o maior problema da raça humana, a ditadura do individuo, o que sou eu, o que importa é o que eu tenho vontade, é o meu direito.

Vale muito mais conquistar a si mesmo, está é a maior conquista de todas, e a mais difícil, mas não é impossível. Temos um grande exemplo. Guardando as devidas proporções, temos o exemplo de Jesus Cristo que esvaziou-se de si mesmo, ele des-emsimesmou, humilhou-se a si mesmo. …Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;  e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. (Filipenses 2.7, 8) 

Para que o homem se reencontre, a maior conquista de todas, não é o sucesso, a lua, marte, a maior conquista, a mais importante, é conquistar a si mesmo: “Vale mais ter paciência do que ser valente; é melhor saber se controlar do que conquistar cidades inteiras (Pv. 16.32). (BLH).

 

Roque Carvalho

 

 



Comente: