DICAS PARA O TESOUREIRO E A IGREJA

mar

Repousa sobre o tesoureiro uma grande responsabilidade, uma das áreas mais delicadas da igreja, dinheiro!

A igreja deve tomar todo o cuidado quando o assunto é dinheiro. Repousa sobre o tesoureiro uma grande responsabilidade,  uma das áreas mais delicadas da igreja. Algumas dicas podem ajudar a manter a igreja e o tesoureiro em ações simples quanto a este assunto.

1. Seja organizado. Estabeleça prazo para fechamento mensal da movimentação financeira da igreja; estabeleça prazo para pagamento de pessoal (assalariados, seminaristas, ministros, missões, profissionais liberais e outros); encargos diversos; contas de água, luz, telefone etc. Pague em dia todos os compromissos assumidos pela igreja.
  1. A igreja não deve abrir contas bancárias em nome do pastor, diácono ou qualquer membro, por mais conceituado que seja.
  1. Não lance no livro de Tesouraria dízimos e/ou ofertas para recebê-los posteriormente.
  1. Os pagamentos, preferencialmente, em cheques, apontando neles a sua destinação. Se for em dinheiro, mantenha sempre em ordem os recibos.
  1. Ao receber cheques que não sejam de membros da igreja, ou seja, cheques de terceiros, identifique-os no verso (escreva o nome de quem está passando)
  1. Não assuma compromissos financeiros sem a prévia autorização da igreja.
  1. Mantenha a contabilidade da igreja em dia, utilizando documentos idôneos, que de fato comprovem os lançamentos contábeis e que sejam aceitos pelo fisco. Repasse em tempo hábil ao profissional da contabilidade os livros e documentos necessários aos apontamentos para efeitos legais (inclusive para elaboração e apresentação da declaração anual de imposto de Renda). Em caso de dúvida, consulte o seu contador.
  1. Facilite o trabalho da Comissão de Exame de Contas, ou a quem seja responsável pelo acompanhamento da saúde financeira da igreja, arquivando em ordem os documentos que derem origem aos lançamentos e prestando-lhe quaisquer esclarecimentos que se tornem necessários.
  1. Não trabalhe sozinho – o ideal é que mesmo igrejas pequenas tenham dois ou três tesoureiros atuando em conjunto – e peça que a Comissão de Exame de Contas atue no propósito para o qual foi criada, visando a transparência dos seus atos.
  1. Evite guardar em casa grandes importâncias em espécie.
  1. Acima de tudo, ética cristã!

(Artigo adaptado de Jonatas Nascimento, Pag 26, Cartilha da Igreja Legal)