GRAÇA BARATA X GRAÇA ESPECIAL

25

set

"A graça é preciosa sobretudo porque Deus não achou que seu Filho fosse preço demasiado caro para pagar pela nossa vida, antes o deu por nós".


Em seu livro Discipulado, Editora Sinodal, Dietrich Bonhoeffer, aborda a Graça Barata em contrário a Graça Preciosa. Para ele, a “Graça Barata justifica o pecado e não o pecador penitente, que abandona o pecado e se arrepende…” Graça Preciosa é comparada a um “tesouro oculto no campo, cujo valor, faz com que aquele que à encontra vende tudo que tem para a conseguir”. É como uma pérola preciosa em que o comerciante se desfaz de tudo para tê-la. É uma questão de investimento em algo tão precioso.

Graça Barata é o evangelho do carro importado, da casa própria, da troca, do mérito, da cruz de Cristo sendo utilizada como um cartão de crédito: ” Parem de vir a Cristo para subir na vida, o símbolo do Cristianismo é uma cruz e não uma escada “ (Augustus Nicodemus). Graça barata não é o cristianismo do trono: “Sou filho do rei e mereço o melhor… O próprio rei optou pela  cruz”, (Isaltino Gomes Coelho Filho).

 

Sobre a Graça Preciosa ele faz essa belíssima afirmação: “Essa graça é sobretudo pre­ciosa por ter sido preciosa para Deus, por ter custado a Deus a vida de seu Filho – “vocês foram comprados por preço” – e porque não pode ser barato para nós aquilo que custou caro para Deus. A graça é preciosa sobretudo porque Deus não achou que seu Filho fosse preço demasiado caro para pagar pela nossa vida, antes o deu por nós”.

 

Deus não atua somente no ramo de conforto e de bem estar, ele atua também em mudanças, transformações.  Deus não é somente um solucionador de problemas, é também um solucionador de pessoas. Deus não tem como obra somente fazer nossa vida melhor. Promete nos fazer pessoas melhores: semelhantes ao seu Filho: Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor, (2ª Co 3.18); Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. (Romanos 8.28-30).

 

Que cresçamos na Graça Preciosa de Jesus Cristo: Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. (2ª Pedro 3.18)”.

Pr. Roque Carvalho



Comente: