MULHERES PARA ESTE TEMPO

08

mar

Precisamos de mulheres para este tempo que não se calem diante de tantas injustiças. Mulheres que deem exemplo de vida para tantas outras.


A mulher passou a ocupar um espaço no contexto da sociedade como nunca em toda a história de que temos registro. Mulheres dirigem trator, ônibus, empresas, não somente as suas casas, carros, aviões, jogos de futebol, esporte, em todos os setores da vida diária, lá estão as mulheres.

Na segunda metade do século 20 certamente ninguém pode esquecer dos nomes de Margareth Thatcher, (A Dama de Ferro) da Inglaterra, Indira Gandhi, da Índia, e Golda Meir, de Israel, como líderes tão importantes que estiveram à frente de seus respectivos países por muitos anos.

A Bíblia está repleta de mulheres que fizeram diferença e seu tempo e foram lembradas por seus atos. A mãe de Moisés que teve a sabedoria de protege-lo num momento difícil, em que todos os meninos estavam sendo mortos no Egito (Êx 2.1-10). Débora, que julgou o seu povo, Juízes 4. 1-23). Ela era otimista, patriota (4.6-14), poetisa (capítulo 5), além de juíza, estadista, e até estrategista militar. Ana um exemplo de Fé, dedicou Samuel para os trabalhos do Senhor (1ª Sm 121-28). Rute, que foi fiel a Noêmi, sua sogra (Rute 1.16-23). E ainda a avó, sem nome destacado, mãe de Eunice (mãe de Timóteo) com uma fé exemplar (2ª Tm 2.5). E tantas outras: Priscila (atos 18.2), (Lídia (At 16.12-40), Ninfa (de Laodicéia – Cl 4.15) e Áfia (de Colossos – Fm 1.2). Maria, mulher linda, especial, que Deus escolheu para gerar seu Filho (Lc 1.29-33).

Quero destacar nesse dia Internacional da Mulher a pessoa de Ester. Depois que a rainha Vasti se recusa a dançar para o Rei Assuero, rei da Pérsia, é realizado uma seleção para escolher uma nova rainha. Ester, mesmo sendo judia é escolhida para ser rainha, aprox. o ano de 465 a.C. Os judeus estão exilados na Pérsia, julgados pelos seus erros.  Uma trama ocorre com um homem chamado Hamã, que quer exterminar os Judeus. Neste momento de tanta dificuldade, Mardoqueu, jurado de morte vai até Ester e diz estas palavras para ela em (4.14) “Quem sabe se não foi para este tempo que chegaste a rainha. Deus te preparou para este tempo difícil. Você não é rainha por acaso.  Havia por trás de tudo a mão de Deus. Ela precisava se perceber como parte do plano de Deus.

Precisamos de mulheres para este tempo que não se calem diante de tantas injustiças. Mulheres que deem exemplo de vida para tantas outras. È preciso encarar a realidade, se a mulher alcançou tanto espaço na sociedade ela também passou a participar de todos os seus problemas. É tempo de lutas, de dificuldades, de incertezas, de credibilidade, de participação, tomar decisões.

Parabéns a todas as mulheres no Internacional da Mulher.

Que Deus levante mulheres para fazer diferença neste tempo

Pr. Roque Carvalho

 

 

 

 

 

 



Comente: