O EXEMPLO COMO HERANÇA

09

ago

Que herança mais fantástica os pais podem deixar para os seus filhos além daquilo que mais amam?


Neste domingo, 12 de agosto, estaremos comemorando mais um dia dos pais. Esta data me fez lembrar o ator de Hollywood Henry Fonda (1905- 1982) cujo testamento, ele fez questão de frisar que a seus filhos menores, e a mulher atual deixava todos os seus bens materiais. No entanto, aos seus outros filhos já adultos, Jane Fonda e Peter Fonda, ele disse que deixava aquilo que mais amava: a sua arte. Nobre, bonito e emocionante. Muito mais do que herdar bens, herdar a arte do pai.

 

No entanto, eu quero ir mais além. Que herança mais fantástica os pais podem deixar para os seus filhos além daquilo que mais amam? O que os filhos desejariam herdar de seus pais? Li uma frase que jamais esquecerei: “Pai o exemplo que você dá seu filho você pode salvá-lo ou destruí-lo”. Creio que nada é mais forte e importante do que o próprio exemplo.

 

Nos diz o apostolo Paulo que: …não são os filhos que devem entesourar para os pais, mas os pais para os filhos (2Co 12.14). Não vejo nenhum problema que pais deixem bens para seus filhos, até a arte, mas nada pode ser tão importante quanto o exemplo pessoal. Tal pai, tal filho, creio em muito nisto, são os pais que formam o caráter e o futuro dos filhos pelos seus exemplos pessoais. E de forma ainda mais radical, se eles, os filhos, vão viver mais tempo ou serão exemplos para os seus filhos também.

 

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe” – este é o primeiro mandamento com promessa -“para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”. http:// Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. (Efésios 6.1-3).

 

Pr. Roque Carvalho



Comente: