O MASSACRE NA ESCOLA DE SUZANO E A MALDADE HUMANA

14

mar

Sobre a maldade humana Jean-Jacques Rousseau (1712- 1778), defendia que: “os homens nascem bons, mas em contato com a sociedade que é má, tornam-se igualmente maus”.


 

Dois ex-alunos de um colégio de Suzano, na região metropolitana de São Paulo, assassinaram nesta quarta-feira oito pessoas e feriram outras onze, antes de cometerem suicídio. A forma fria e cruel como executaram o crime, tiros e machadas, chocou a todos.

O massacre está sendo debatido nas redes sociais a respeito da influência das imagens de tiroteios em escolas e universidades nos últimos anos. Houve manifestos e reprovação de várias autoridades brasileiras ao acontecido: O Presidente do Supremo Tribunal Federal. Dias Toffoli, assim se expressou: “Isto não faz parte da nossa cultura. Não podemos aceitar que o ódio entre em nossa sociedade”. A maldade humana,  o ódio não é uma questão de cultura, é mais profundo do que disse Dias Toffoli.

Sobre a maldade humana Jean-Jacques Rousseau (1712- 1778), defendia que: “os homens nascem bons, mas em contato com a sociedade que é má, tornam-se igualmente maus”. Segundo ele, a sociedade é que corrompe o homem. Sócrates, filósofo grego (399 a.C), afirmou que o pecado é fruto da ignorância. Para Pitágoras, 570 – 495 a.C. “Se as crianças fossem educadas não haveria necessidade de corrigir os adultos”.

Foi Franklin Delano Roosevelt, (1882-1945), disse que educar somente não resolveria o problema da maldade humana: “Um homem rouba um trem, eduque-o sem transformá-lo e ele roubará toda a ferrovia”. As pessoas esquecem que algumas das pessoas mais desonestas desse país não são os que não têm uma boa educação, são os cultos, doutores, com uma boa rede de amigos, conhecendo leis, sabem como burlá-las e sabem como ocultá-las.

O que As Escrituras Sagradas nos dizem sobre a maldade humana: “… Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice;  (Gn 8.21). É preciso ensinar uma criança a mentir? A ser egocêntrica? Egoísta? Elas aprendem por si mesmas. A maldade já nasce no coração humano, somos decaídos e carregamos o Pecado Original em nosso ser: Por meio de um só homem o pecado entrou no mundo e, pelo pecado, a morte; e assim a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Rm 5,12).

Enquanto o homem não for redimido e transformado por Jesus Cristo, verdadeiramente, vamos continuar a assistir cenas de horror e maldade em toda a terra. Somente Ele pode transformar os corações, e cabe a nós, cristãos, vivermos uma vida digna do evangelho para dar exemplo a outros: “ Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego”. (Romanos 1.16)

Oremos para que Deus console e conforte as famílias das vítimas de Suzano, e que Jesus Cristo seja Senhor, Salvador e transformador desta nação.

 Roque Carvalho

 

 



Comente: