O TEMPO E A OPORTUNIDADE

04

fev

Tempo é oportunidade, perdida ou bem aproveitada. Brincadeiras com o tempo e oportunidade são sempre momentos para refletir.


 

Por que será que o tempo se arrasta quando queremos que ele passe rapidamente e voa quando precisamos que ele demore mais? Definitivamente o tempo não é muito cooperativo. O tempo pode ser cruel para alguns e bons para outros, mas do tempo ninguém escapa Ainda assim, o tempo é o grande “igualador”: todos nós possuímos a mesma quantidade. Um provérbio popular diz que o tempo é como um circo ele está sempre arrumando as malas”.

Tempo é oportunidade, perdida ou bem aproveitada. Brincadeiras com o tempo e oportunidade são sempre momentos para refletir. Um anônimo já disse: “Se o “sonho” acabou procure em outra padaria, mas não fique sem “sonho” ”.

O sábio Salomão disse que há tempo para todo propósito debaixo do céu: nascer e morrer, plantar e arrancar o que se plantou, matar e curar, derrubar e construir, chorar e rir, prantear e dançar, espalhar pedras e ajuntá-las, abraçar e se conter, procurar e desistir, guardar e jogar fora rasgar e costurar, calar e falar, amar e odiar, lutar e viver em paz (Eclesiastes 3.1-12).

Agostinho de Hipona, afirmou: “o problema do mundo não é o mal do mundo em si. O problema do mal no mundo é  o problema do mal no homem”.  Nós fazemos o tempo ser bom ou mau, quando escolhemos errado, o tempo é ruim, quando escolhemos certo o tempo pode ser bom.

A diferença entre pessoas comuns e as bem-sucedidas é que estas administram seu tempo sabiamente. Ao invés de desperdiçar ou gastar tempo, elas o investem. Extraem o máximo de cada momento. Neste século XXI as pessoas estão compreendendo que tempo é mais importante que dinheiro. Dinheiro é recurso renovável: sempre haverá onde conseguir mais. Ao contrário do dinheiro, tempo é recurso limitado. Você tem apenas uma porção de tempo para sua vida. Quando for usada, acabou-se!

Seu tempo é sua vida. Ao dar seu dinheiro a alguém, você estará dando algo que pode ser substituído. Mas quando dá seu tempo, deu parte de sua vida. Pensando nestes termos compreende-se que administração do tempo é, na verdade, administração da vida.

Agarre o momento com sabedoria! Viva no presente, mas saiba que há limites! A humorista norte-americana   Erma Bombeck ilustra: “Aproveite o momento. Pense nas mulheres do Titanic que tinham acabado de recusar a sobremesa”.

A Bíblia tem o seguinte a dizer sobre isso: Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor”; (Efésios 5.15-17).

Roque Carvalho



Comente: