PASSO A PASSO PARA REALIZAÇÃO DO CASAMENTO RELIGIOSO COM EFEITO CIVIL

mar

Sempre há muitas dúvidas e erros frequentes cometidos. Vou destacar um passo a passo para dirimir as dúvidas frequentes quanto a este assunto.

Vários noivos contraem matrimônio primeiro no civil e depois no religioso, são as duas cerimonias realizados ao mesmo tempo. No religioso, só acontece se os casais professam uma fé e entendem que o casamento é realizado diante de Deus. Outros casais apenas casam no civil. No entanto, o casamento pode ser realizado no religioso com efeito civil. Isto é feito de uma só vez. Sempre há muitas dúvidas e erros frequentes  cometidos. Vou destacar um passo a passo para dirimir as dúvidas frequentes quanto a este assunto.

Passo-a-passo do Casamento Religioso com Efeito Civil:

1º Certidão de Habilitação é um documento expedido pelo cartório, que diz que os noivos estão livres e desimpedidos para se casarem e é partir deste documento que a Igreja ou os noivos precisam fazer o Termo de Religioso com Efeito Civil.

2º Termo de Religioso com efeito Civil é o documento que pode ser feito pela Igreja ou pelos noivos, onde o Celebrante, os noivos e padrinhos, assinam na hora da cerimônia:

• Os noivos devem dar entrada no casamento de 30 a 60 dias antes da data escolhida, juntamente com as testemunhas. O cartório marcará uma data (em média após 20 dias corridos) para que um dos noivos retire a Certidão de Habilitação,documento que atesta que os noivos estão livres e desimpedidos para casar.
  • Em seguida os noivos devem levar a certidão de habilitação à Igreja, ou à autoridade religiosa, para que seja preenchido o Termo de Religioso com Efeito Civil, documento que os noivos, padrinhos e celebrante assinam na hora da cerimônia. OBS: Deve ser feito em duas vias, uma deve permanecer na igreja, não é mais necessário o livro preenchido basta arquivar uma das vias, a outra entregue aos noivos ou a um parente próximo para entregar ao casal
  • Depois da cerimônia (o noivo ou a noiva) devem retirar o Termo de Religioso com Efeito Civil na Igreja, levar para reconhecer a firma do celebrante, onde esse tiver firma aberta. Por último levar no cartório (agora sim, onde deram entrada no casamento) para trocar pela Certidão de Casamento.
  1. Quem pode realizar o Casamento Religioso com Efeito Civil?

Somente celebrantes religiosos é que podem realizar o Casamento Religioso com Efeito Civil. Pode ser de qualquer religião, desde que seja um celebrante religioso a presidir a cerimonia. Os noivos não recebem a certidão de casamento na hora da cerimônia, e sim recebem o Termo de Religioso com Efeito Civil que é o documento que deve ser encaminhado ao cartório, num prazo de 15 dias desde a data do casamento religioso, para ser trocada pela certidão de casamento civil. Importante lembrar que o casamento não pode ser realizado fora das dependências da igreja.

Acesse o nosso site e baixe um Termos Religioso com Efeito Civil atualizado e redigido fiticiamente. Para utilizá-lo basta apenas substituir os termos grifados de nomes, datas, documentos e endereços.

Qualquer dúvida estamos a disposição para auxiliar.

Graça e paz