PONTO DE TENSÃO

09

fev

Todas as pessoas têm uma zona de conflito psicológica e existencial: Filhos, mãe, pai, esposa, esposo, vizinho, empregado, namorado, namorada, medos.


Ponto de tensão, é a situação que é levada a um estremo que comprime, ou endurece, no caso de um músculo. Uma pessoa tensa é uma pessoa nervosa, ausente de tranquilidade. Tensão também é o que se é levado além de um limite normal de emoção.

Trazendo para a vida, todos seres humanos tem um ponto ou mais de tensão. Todos tem uma área de sua vida sobre a qual é aplicada alguma preocupação, alguma pressão, alguma dúvida, alguma incerteza, alguma decisão. Passado, futuro, dividas, compromissos, trabalho, ética, moral, culpa, juízo, pecado não perdoado, não confessado.

Todas as pessoas têm uma zona de conflito psicológica e existencial: Filhos, mãe, pai, esposa, esposo, vizinho, empregado, namorado, namorada, medos. Medo da velhice, medo de engordar, de ser magro ou magra demais, de ficar solteira ou solteiro: “ficar para titia”, isso apavora as mulheres. Há pessoas que estão sobre o seu cuidado, irmã, mãe, parente, isto é uma área de tensão.

Também as sociedades têm seus pontos de tensão e nevralgia. Em Roma era a perversão. Em Éfeso, a idolatria. Atenas tinha na filosofia seu ponto de conflito. A sociedade de hoje enfrenta a desconfiança, a corrupção, o individualismo, a ambição. Nada disso é novo, sempre existiu.

A Bíblia nos relata diversos personagens com com pontos de tensão: a zona de conflito do jovem rico era a cobiça (Mateus 19.16-25), a de Zaqueu era o dinheiro (Lucas 19.1-10),  da mulher samaritana era a questão sexual (João 4. 7-38), ela apostava a felicidade no sexo oposto, já estava no sexto caso, ainda não tinha se encontrado. Ela tinha sede, mas a sede dela o sexo oposto não podia resolver. Só a  “água viva”, Jesus. Água que mata a sede existencial, é água que Jesus oferece.

 

Para resolver o ponto de tensão não precisa de “cura interior”, ficar remexendo no passado, trazendo de volta feridas que tinham cicatrizado. Quando Jesus Cristo entra em sua vida Ele Senhor do seu passado, do seu presente e do seu futuro:  Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente, (Hebreus 13.8).

 

Roque Carvalho



Comente: