PROCURA-SE VERDADEIROS ADORADORES

26

ago

Depois do que foi realizado na cruz, não há mais culto a ser prestado, há muito para ser celebrado.


A expressão de uso para culto faz parte da cultura da igreja e dificilmente ela deixará de ser utilizada. Acredito que depois do que foi realizado na cruz, não há mais culto a ser prestado. Nenhum culto será capaz de superar aquele. Creio então que a Igreja deve ser reunir para celebrar o que foi feito. Sim, celebrar, adorar a Deus. Porque a igreja se reúne? Para cantar? Não, na igreja não tantos cantores assim! Para um grande show? Não na igreja não há artistas e nenhuma personalidade e este local não é um teatro! A igreja se reúne para agradecer a salvação, para festejar a liberdade dos pecados perdoados, para buscar a comunhão, para adorar a Deus, a Ele exclusivamente, pertence tudo o que fazemos.

 

E ELE, ESTÁ PROCURANDO VERDADEIROS ADORADORES. QUEM SE CANDIDATA?

 

Este texto é chave para a vida de adoração da igreja. E o primeiro princípio aqui é que Deus não procura adoração. Deus procura adoradores. Porque a adoração é um produto e adorador é uma maneira de ser. Deus procura o ser que adora e não o produto. O nosso enfoque deve ser no que é ser um adorador.

 

C.S. Lewis, antes de sua conversão, costumava perguntar a si mesmo: “Que Deus vaidoso é esse a exigir sempre que seus súditos o adorem?” Após tornar-se cristão, Lewis descobriu que não é Deus quem precisa ser adorado. Adorado ou não, Ele continua sendo o mesmo Deus. Nós é que precisamos adorá-Lo. Nós temos essa necessidade interior de reconhecer o amor e o cuidado de um Ser superior dando sentido à vida e à história.

 

DEUS NÃO ESTÁ PROCURANDO ADORAÇÃO, ELE ESTÁ PROCURANDO ADORADORES.

 

1º Lugar, Deus está procurando verdadeiros adoradores…

I – QUE SAIBAM O SEU ENDEREÇO (4.20)

Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar (João 4:20)

 

Há uma grande história divisionária de segregação entre samaritanos e judeus:

SAMARITANOS: frutos de miscigenação racial com gentios quando da invasão da Babilônia a Israel. Eles ficaram e misturaram sua raça. Impedidos de entrar no templo eles jogaram ossos de pessoas e o profanaram. Eles ergueram um templo no Monte Gerizim para poderem adorar e surgiu a questão: Qual o lugar melhor para adorar? Onde realmente Deus está? Qual é o endereço de Deus?

 

QUAL O ENDEREÇO DE DEUS: seria num local onde o templo é bonito e amplo, bem arrumado, numa boa rua, com bancos acolchoados, uma boa equipe de louvor, mãos levantadas, coreografias, bons pastores, pastoras, cânticos eloquentes avivados ou tradicionais, gente comportada ou bem descontraída?  O QUE GARANTE A PRESENÇA DE DEUS?

 

Conta-se que Miguel Ângelo pintava os afrescos dos apóstolos na capela do vaticano, dois sacerdotes, ao passar embaixo da cúpula da capela: ao olharem para cima fizeram a seguinte crítica: “O rosto do apóstolo Paulo está ficando vermelho demais”. O grande pintor interrompeu sua obra e deu a seguinte resposta: “Deve ser de vergonha pelos homens e pela igreja que se dizem representante de Cristo na terra”.

 

Encontraria Deus verdadeiros adoradores na sua igreja? A sua igreja representa Cristo verdadeiramente?

 

Não é somente num templo que se adora a Deus: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. (João 14.23)

 

O endereço de Deus sempre será: “onde dois ou três em meu nome ali estarei eu” (Mt. 18.20)

 

Agostinho de Hipona afirmou em seu livro Confissões: “Senhor eu te procurava lá fora, mas tu estavas dentro de mim”

 

2º Lugar, Deus está procurando verdadeiros adoradores…

II – QUE ADOREM COM CONHECIMENTO (4.21,22)

Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. (João 4:22)

Como se pode adorar a Deus sem conhecimento? Sem realmente saber que Ele é? Deus não uma energia, uma força que se manipula, um poder que adquire, ele é um ser pessoal.

 

Assim como os discípulos não reconheceram a Jesus, temos dificuldades em captar os sinais da presença divina em determinadas circunstâncias da nossa vida. Queremos ver prodígios e maravilhas, ouvir estrondos e trovões, contemplar luzes e anjos, atravessar um Mar Vermelho por dia, mas a verdade é que, na maioria das vezes, Deus é extremamente sutil ao agir.

 

Vale frisar a palavra do pr. Carlos César Noves e um de seus lindos sermões que ouvi: “Nada mais ingênuo do que achar que basta planejar bem para que tudo aconteça a contento.  Vamos planejar data, dia hora, local, detalhes e nada falhará, tremenda ingenuidade. Ás vezes, preparamos as redes e o barco, lançamo-nos ao mar e, após uma noite inteira de tentativas, voltamos para a praia com as redes vazias. Há situações que fogem ao nosso controle. A ansiedade surge exatamente neste ponto: quando descobrimos que as circunstâncias da vida não se encontram sob nosso total comando”.

 

Talvez seja por isso nos sentimos mais seguro dirigindo um automóvel do que numa poltrona de avião, à mercê do piloto, da tripulação e de tudo o mais que não conheço e nem posso controlar.

 

A vida vem em ondas, como diz o poeta, e com elas as intempéries e os reveses: a seca mata a plantação, a enchente leva os móveis da casa, a fábrica vai à falência e demite os funcionários ou uma doença imprevista se manifesta

 

Vale a pena recordar as palavras de Dietrich Bonhoeffer: “No entanto, é a graça de Deus que logo levará tais sonhos ao fracasso. A grande desilusão com os outros, com os cristãos em geral e, se tudo correr bem, também conosco mesmos, há de nos vencer tão certo como Deus quer levar-nos ao conhecimento da comunhão cristã autêntica“.

 

Podemos concordar ou não com ele, se tudo correr bem, Deus frustrará nossos sonhos ingênuos para que, enfim, realizemos a sua obra sabendo exatamente onde estamos pisando. Para que tenhamos com Ele uma comunhão autêntica, e o adoremos com conhecimento

 

3º Lugar, Deus está procurando verdadeiros adoradores…

III – QUE ADOREM EM ESPÍRITO EM VERDADE (4.23,24)

No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
(João 4:23,24
)

 

Creio que não importa o local, não importa o seu estilo de adoração, mas importa se você adora Deus em espírito e em verdade.

 

Eu não nego que precisamos rever muita coisa em nossa adoração, mas ela tem quer ser em espírito e em verdade. Ela transcende todas as formas, normas criadas por grupos específicos: Tradicionais ou não.

 

O que vai legitimar a nossa adoração, é que antes de qualquer forma, estilo, qualquer lugar, Deus está sendo glorificado, adorado:

 

E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre, Quando esses seres viventes derem glória, honra e ações de graças ao que se encontra sentado no trono, ao que vive pelos séculos dos séculos, os vinte e quatro líderes caíam de joelhos diante dele e o adoravam. Atiravam as suas coroas diante do trono e diziam: Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.  Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas. (Apo 4. 8-11)

 

SEM COMENTÁRIO PELA BELEZA E CLAREZA DO TEXTO

 

 

CONCLUO com uma história sobre a rainha de Sába.

Conta-se que ao visitar Salomão ela teria testado a sua inteligência; com flores artificiais e flores naturais. Qual eram as verdadeiras? Ele deveria saber sendo um sábio. Salomão abriu a janela e abelhas logo foram em direção as verdadeiras por causa do aroma.

 

 É holocausto contínuo, instituído no monte Sinai, de aroma agradável, oferta queimada ao SENHOR.

 ( Números 28:6)

 Assim, oferecereis cada dia, por sete dias, o manjar da oferta queimada em aroma agradável ao SENHOR; além do holocausto contínuo, se oferecerá isto com a sua libação (Números 28:24 )

 

DEUS ESTÁ PROCURANDO VERDADEIROS ADORADORES, VOCÊ SE CANDIDATA? ELE CONTINUA SUA BUSCA OU ENCONTROU?

 

Pr. Roque Carvalho



Comente: